PREVENÇÃO E PERIODONTIA

Periodontia é a especialidade que trata dos problemas que acontecem em volta dos dentes, nos seus tecidos de sustentação, como gengiva e osso alveolar, visando à promoção e ao restabelecimento da saúde periodontal.

A função da região periodontal é a de inserir o dente no tecido ósseo dos maxilares e conservar a superfície da mucosa mastigatória da boca.

As doenças mais comuns que acontecem no periodonto são a gengivite e a periodontite ou doença periodontal, causadas pela placa bacteriana.

O que é PLACA BACTERIANA?

É uma película pegajosa e incolor constituída de bactérias e seus produtos, que se forma constantemente sobre os dentes. Esta placa é um biofilme que pode ser facilmente removido com escovação e uso de fio dental. Sem a escovação diária a massa bacteriana aumenta levando a alta concentração de microorganismos e a formação de crostas amareladas na região mais próxima da gengiva.Inicialmente esta película tem consistência mole, mas se não for removida nesta fase, torna-se dura (tártaro). Para remover o tártaro é necessário um conjunto de procedimentos clínicos, executados por profissionais de saúde oral.

O que é GENGIVITE? Qual o tratamento?

É a doença periodontal que se limita à gengiva, a qual inflama devido à presença da placa bacteriana. Normalmente com uma visita ao Dentista para profilaxia, correta escovação e uso do fio dental, a saúde é restabelecida. Caso não seja tratada, em alguns casos a gengivite pode progredir para uma periodontite. Fique atento aos principais sinais, que são:

- Sangramento ao escovar os dentes e/ou ao passar o fio dental;

- Dor na gengiva;

- Gengiva levemente inchada e/ou avermelhada.

Gengiva saudável não sangra facilmente, possui cor rosácea e aspecto rugoso tipo casca de laranja.

O que é DOENÇA PERIODONTAL? Qual o tratamento?

É a doença periodontal que atinge os tecidos de sustentação dos dentes, ou seja o osso e o ligamento periodontal, e não apenas a gengiva. Quando não tratada, leva a perda dos dentes, uma vez que os depósitos de tártaro invadem a gengiva em profundidade, a gengiva “solta” do dente, e o osso passa por um processo de reabsorção devido à infecção, formando a chamada bolsa periodontal. Podendo inclusive, nos estágios mais avançados, deixar os dentes “moles”.

A doença periodontal é uma séria infecção na gengiva que, se não tratada, pode levar à perda dos dentes e ao aparecimento de problemas de saúde geral, como doenças do coração, infecções sistêmicas e complicações de doenças pré-existentes.
Fonte: colgate

Fique atento aos principais sinais das doenças periodontais:

- Sangramento ao escovar os dentes e/ou ao passar o fio dental;

- Gengivas vermelhas, inchadas e sensíveis;

- Mau-hálito persistente (halitose);

- Gosto ruim na boca;

- Gengivas se retraindo;

- Dentes parecendo mais longos;

- Ausência de dor, na maioria das vezes (assintomático)Dentes mudando de posição;

- Mobilidade dentária (dente mole).

Não deixe a doença periodontal levar embora o seu sorriso!

Marque uma avaliação periodontal e se consulte com um médico.

A PREVENÇÃO

É muito fácil prevenir a doença periodontal e manter uma boca saudável! Basta ter uma escovação efetiva e regular, usar diariamente o fio/fita dental e visitar regularmente o Dentista.

Visite nossas DICAS DE SAÚDE para saber a maneira correta de escovar os dentes e conferir várias dicas interessantes para a sua saúde.

RELAÇÃO ENTRE DOENÇA PERIODONTAL E DOENÇAS SISTÊMICAS

Algumas pesquisas relacionam a doença periodontal com o aumento da suscetibilidade a doenças cardiovasculares, diabetes e também com parto prematuro e nascimento de crianças com baixo peso.

A literatura relata ainda que pessoas com doença periodontal são cerca de duas vezes mais suscetíveis a doenças cardíacas do que aquelas pessoas com gengivas saudáveis.As Doenças Cardiovasculares afetam milhões de brasileiros, sendo importante causa de morte no país. Muitos tipos de Doenças Cardiovasculares podem ser prevenidos controlando os seus fatores de risco, entre os quais as Doenças Periodontais.