Implantes

Implantodontia é a especialidade que tem como objetivo a implantação na mandíbula e na maxila, de materiais biocompatíveis destinados a suportar próteses unitárias, parciais ou removíveis e prótese totais. As áreas de competência para atuação do especialista em implantodontia incluem:

- Diagnóstico das estruturas ósseas dos maxilares;

- Diagnóstico das alterações das mucosas bucais, e das estruturas de suporte dos elementos dentários;

- Técnicas e procedimentos de laboratório relativos aos diferentes tipos de prótese a serem executados sobre os implantes;

- Técnicas cirúrgicas específicas ou usuais nas colocações de implantes;

- Manutenção e controle dos implantes.

Implantes dentários são suportes ou estruturas de metal posicionadas cirurgicamente no osso. Uma vez colocados, permitem ao implantodontista montar dentes substitutos sobre eles.

Como funcionam os implantes dentários?

Por serem integrados ao osso, os implantes oferecem um suporte estável para os dentes artificiais. Dentaduras parciais e próteses montadas sobre implantes ficarão fixas na boca, o que é um grande benefício durante a alimentação ou a fala.

Esta segurança ajuda as dentaduras parciais e pontes, – assim como coroas individuais colocadas sobre implantes, que proporcionam uma situação mais natural do que pontes ou dentaduras convencionais.

Você também deve comprometer-se a manter estas estruturas saudáveis. Uma higiene bucal meticulosa e visitas regulares ao dentista são essenciais para o sucesso a longo prazo de seus implantes.

Para algumas pessoas, as próteses são simplesmente desconfortáveis ou até inviáveis, devido a pontos doloridos, ápices alveolares pouco pronunciados ou aparelhos. Além disso, as pontes comuns devem ser ligadas aos dentes em ambos os lados do espaço deixado pelo dente ausente. Uma vantagem dos implantes é não ser necessário preparar ou desgastar um dente natural para apoiar os novos dentes substitutos no lugar.

Para receber um implante, é preciso que você tenha gengivas saudáveis e ossos adequados para sustentá-lo.