Ortodontia

Ortodontia é a especialidade que tem como objetivo a prevenção, a supervisão e a orientação do desenvolvimento do aparelho mastigatório e a correção das estruturas dentro-faciais, incluindo as condições que requeiram movimentação dentária, bem como harmonização da face no complexo maxilo-mandibular.

As áreas de competência para atuação do especialista em Ortodontia incluem:

- Diagnóstico, prevenção. Interceptação e prognóstico das maloclusões e disfunções neuro-musculares;

- Planejamento do tratamento e sua execução mediante indicação, aplicação e controle dos aparelhos mecanoterápicos e funcionais, estética e fisiolígica com as estruturas faciais;

- Inter-relacionamento com outras especialidades afins necessárias ao tratamento integral da face.

Dentes tortos ou que não se encaixam corretamente são prejudiciais ao equilíbrio oclusal e à função mastigatória, além disso, são difíceis de ser mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente devido à deterioração e a doença periodontal.

A oclusão é o "encaixe" dos dentes superiores com os inferiores, que, quando é adequada e balanceada, evita estresse adicional aos músculos da mastigação, podendo evitar assim problemas como dores de cabeça, disfunções da ATM (articulação têmporo-mandibular), e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência. O tratamento ortodôntico torna a sua boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda.